terça-feira, 26 de novembro de 2013

Teoria Clássica da Administração (Fayorismo)


Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é um conjunto de pensamentos da administração, formado por Henri Fayol em 1910, na qual utilizasse muito a estrutura organizacional, onde se busca a completa eficiência. Observa-se também todos os ângulos da empresa ou organização; sua aplicação é de cima para baixo, ou seja, da gerência para a linha de produção em um esquema de organograma. O modo como Fayol visava a estrutura da organização deu-se à Teoria Clássica que demonstra a estrutura da empresa. 


Princípios Básicos:

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

• Divisão do trabalho 
• Autoridade
• Disciplina 
• Unidade de comando 
• Unidade de direção 
• Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral) 
• Remuneração 
• Centralização (ou Descentralização) 
• Linha de Comando (Hierarquia) 
• Ordem 
• Equidade 
• Estabilidade dos funcionários 
• Iniciativa 
• Espírito de equipe

Elementos da função administrativa:

• Planejar 
• Organizar 
• Comandar 
• Coordenar/dirigir 
• Controlar

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