Viemos com o objetivo de mostrar as ideias de Fayol, Taylor e Ford, revelando a importância de suas teorias até os dias de hoje nas pequenas e grandes organizações!
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Teoria Clássica da Administração (Fayorismo)
A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é um conjunto de pensamentos da administração, formado por Henri Fayol em 1910, na qual utilizasse muito a estrutura organizacional, onde se busca a completa eficiência. Observa-se também todos os ângulos da empresa ou organização; sua aplicação é de cima para baixo, ou seja, da gerência para a linha de produção em um esquema de organograma. O modo como Fayol visava a estrutura da organização deu-se à Teoria Clássica que demonstra a estrutura da empresa.
Princípios Básicos:
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
• Divisão do trabalho
• Autoridade
• Disciplina
• Unidade de comando
• Unidade de direção
• Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral)
• Remuneração
• Centralização (ou Descentralização)
• Linha de Comando (Hierarquia)
• Ordem
• Equidade
• Estabilidade dos funcionários
• Iniciativa
• Espírito de equipe
Elementos da função administrativa:
• Planejar
• Organizar
• Comandar
• Coordenar/dirigir
• Controlar
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